10 Filmes adaptados de obras da literatura brasileira

Written By André Vasconcelos on segunda-feira, 28 de julho de 2014 | 12:19

 

Quando o assunto é “o livro virou filme” sempre vem à tona algumas discussões acerca da fidelidade ao texto literário, além do velho comentário de que o livro é melhor que o filme. Mas pensem: ao lermos uma obra, cada um a interpreta de uma maneira diferente, cada um tem suas perspectivas e sensações a respeito daquilo que lê. Além disso, o tempo para a obra cinematográfica é um tanto reduzido, o que não permite reproduzir todos os detalhes de uma narrativa.

A obra literária não é fechada, cabe ao leitor interpretá-la de forma subjetiva, seja consciente ou inconscientemente. O sucesso do texto literário só é obtido quando o leitor adiciona a ele suas experiências de vida, quando traz suas bagagens, isto é, seu conhecimento de mundo. Já dizia João Ubaldo Ribeiro, a respeito do romance, que: “Um romance são tantos romances quantos forem seus leitores”. Portanto, não podemos sempre esperar que um filme acerte em cheio, que seja extremamente fiel ao livro e à nossa interpretação.

Mas vamos ao que interessa. Separamos, hoje, uma modesta lista de obras da literatura brasileira que foram parar nas telas de cinema. Será que vocês já assistiram alguns deles? Confiram:

Memórias Póstumas de Brás Cubas

O filme Memórias Póstumas de Brás Cubas (2001) é baseado no livro homônimo de Machado de Assis, um clássico da literatura brasileira. A adaptação conta com a direção de André Klotzel.

´memórias postumas
Memórias Póstumas de Brás Cubas (2001)

O Auto da Compadecida

O bem humorado filme O Auto da Compadecida (2000) é baseado na peça teatral homônima, que foi escrita em forma de auto e em três atos, do grande Ariano Suassuna. O filme tem direção de Guel Arraes e roteiro de Adriana Falcão.

o auto da compadecida
O Auto da Compadecida (2000)

Capitães de Areia

Baseado no livro homônimo de Jorge Amado, Capitães de Areia (2011) foi dirigido por Cecília Amado (neta do escritor). O filme se passa em Salvador, e sua trilha sonora conta com o cantor brasileiro Carlinhos Brown.

capitães de areia
Capitães de Areia (2011)

Cidade de Deus

O filme Cidade de Deus (2002) é uma adaptação do romance homônimo de Paulo Lins, que é baseado em fatos reais. Para escrever o livro, o autor utilizou parte do material coletado durante os oito anos em que trabalhou como assessor de pesquisas antropológicas sobre a criminalidade e as classes populares do Rio de Janeiro. O filme tem na direção Fernando Meirelles e Kátia Lund.

CIDADE DE DEUS
Cidade de Deus (2002)

Lavoura Arcaica

O filme Lavoura Arcaica (2001) é uma adaptação da incrível obra, também homônima, de umas das maiores vozes da literatura brasileira contemporânea: Raduan Nassar. O filme conta com a direção de Luiz Fernando Carvalho, e é lindíssimo.

lavoura arcaica
Lavoura Arcaica (2001)

A Hora da Estrela

O filme A Hora da Estrela (1985) é baseado no romance sobre o desamparo de Clarice Lispector, uma das maiores escritoras brasileiras, que possui o mesmo título. O filme é dirigido por Suzana Amaral.

a hora da estrela
A Hora da Estrela (1985)

Otto Lara Resende ou Bonitinha, Mas Ordinária

Bonitinha, mas Ordinária é uma adaptação da famosa peça de Nelson Rodrigues: Otto Lara Resende ou Bonitinha, Mas Ordinária. A obra já teve três adaptações para o cinema, a mais recente é de 2013, dirigida por Moacyr Góes.

bonitinha mas ordinaria
Bonitinha, mas Ordinária (2013)

Sonhos tropicais

Dirigido por André Sturm e com roteiro também de André Sturm, Fernando Bonassi e Victor Navaso, o filme Sonhos Tropicais (2001) é uma adaptação do romance homônimo de Moacyr Scliar.

sonhos tropicais
Sonhos tropicais (2001)

Sargento Getúlio

O filme Sargento Getúlio (1983) tem a direção de Hermanno Penna e roteiro de Hermanno Penna, Flavio Porto e João Ubaldo Ribeiro, este autor da obra homônima. A adaptação é baseada no romance que garantiu a revelação do escritor e seu prestígio internacionalmente.

sargento getúlio
Sargento Getúlio (1983)

Estorvo

O filme Estorvo (2000), dirigido por Ruy Guerra, é uma coprodução cinematográfica entre Cuba, Portugal e Brasil. A obra cinematográfica é baseada no livro homônimo do escritor, mais conhecido como o grande nome da música brasileira, Chico Buarque. Estorvo é o primeiro livro de Chico.

estorvo1

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Popular Posts

Parceiros do Blog

Seguidores

Like us on Facebook
Follow us on Twitter
Recommend us on Google Plus
Subscribe me on RSS